top of page
Buscar

Adesão ao Simples Nacional poderá ser prorrogada!

  • Foto do escritor: Equipe Contabei
    Equipe Contabei
  • 24 de jan. de 2024
  • 1 min de leitura

Quase meio milhão de empreendedores estão com questões pendentes, o que leva o Governo Federal analisar uma prorrogação do prazo.


Desde o dia primeiro de janeiro de 2024, empresários e empreendedores de todo o país estão tendo a oportunidade de optar pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Simples Nacional.


O prazo para os pequenos negócios interessados em ingressar no Simples Nacional neste ano terminaria no dia 31 de janeiro, porem o Governo Federal estuda uma prorrogação.


Segundo informações do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, até as 11h40 da última sexta-feira, 19 de janeiro, foram realizadas 659.583 solicitações de opção pelo regime Simples Nacional.


Desse total, 453.766 estão pendentes por não estarem regularizadas perante as exigências de ingresso ao regime instituídas pela LC 123/2006 e 205.817 tiveram a solicitação deferida por não possuírem irregularidades, já constando no sistema como optantes a partir de 01/01/2024.


A decisão final sobre a prorrogação do prazo para adesão ao Simples Nacional deve ser tomada até o fim desta semana, sendo uma possibilidade de alívio para milhares de empreendedores brasileiros que, diante de diversas obrigações e prazos a cumprir em janeiro, se veem em uma corrida contra o tempo.


Essa mudança permitiria que os empresários e escritórios contábeis tivessem mais tempo para garantir o enquadramento no regime especial de forma mais tranquila e efetiva. Isso também vale para você que é MEI.


Está com dúvidas se sua empresa está enquadrada no simples nacional? Entre em contato conosco clicando aqui.

 
 
 

Comments


bottom of page